Consumo de energia sobe 5,4% na região Nordeste
No País, a variação média foi um pouco superior, 5,8% em outubro em relação a igual intervalo de 2009
FOTO: DANIEL ROMAN
5/11/2010
No acumulado dos últimos 12 meses, o ONS aponta avanço de 9,1% na quantidade de MW consumida na região
Rio / Fortaleza - O consumo de energia elétrica no Nordeste subiu 5,4%, em outubro na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados, ontem. Na comparação com setembro, houve elevação de 4,8% na região nordestina. Já o acumulado dos últimos 12 meses também aponta avanço de consumo: 9,1% em relação a igual período anterior.
No País, em similar comparação, os valores de carga indicam variação positiva de 5,8%, um pouco acima do crescimento preliminar médio do Nordeste. Em relação a setembro, no entanto, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou decréscimo de 0,6%, primeira variação negativa desde julho.
A queda no comparativo com o mês anterior é atribuída às temperaturas mais elevadas em setembro. Ao mesmo tempo, houve um longo período sem chuvas, que provocou em partes do Sudeste e do Centro-Oeste, aumento significativo da carga de refrigeração e irrigação.
No acumulado dos últimos 12 meses, há alta de 9,2% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, a alta perante o ano passado segue sendo explicada pela retomada da produção industrial, afetada pela crise ao longo de 2009, ano base de comparação.
A variação positiva de 5,8% sobre igual período de 2009 foi a menor deste ano. Isso se deve ao fato de que foi justamente no ano passado que a demanda por energia começou a se recuperar, após os efeitos da crise.
A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em outubro totalizou 56.839 MW (megawatts) médios.